10 fevereiro, 2007

Stand by me


Há cerca de uma semana revi pela 4ª ou 5ª vez um filme que eu considero dos melhores de sempre made in USA, estou a falar-vos de "Stand by me".
A aventura passa-se em 1959 perto de uma pequena localidade, Castle Rock no Oregon, com apenas 1281 habitantes mas que para estes jovens era todo o mundo.
"Stand by me" é um filme de 1986 realizado por Rob Reiner, argumento de Raynold Gideon e eternizado pelo tema com o mesmo nome de Ben E.King. Básicamente é a história de quatro amigos que partem numa aventura mas este filme é muito mais do que isso.
Gordie, Chris, Teddy e Vern vivem uma história de rapazes que crescem e se descobrem.
Baseado na novela "O corpo" de Stephen King, "Stand by me" conta a história de Gordie Lachance, um escritor que recorda os seus dias de pré-adolescente quando ele e três amigos inseparáveis partem numa aventura para encontrar o corpo de um rapaz da sua idade desaparecido e dado como morto.
A viagem torna-se numa corrida quando um gang de rapazes mais velhos decide encontrar o corpo primeiro.
Incapaz de encarar a morte do seu irmão, Gordie sente-se impelido a viajar com os seus amigos para ver um corpo encontrado perto de uma linha férrea.
Um grande actor e cinco jovens promessas do cinema norte-americano da altura fazem parte do elenco. Richard Dreyfuss é o escritor e, ao mesmo tempo, o narrador da história, Kiefer Sutherland é o jovem delinquente Ace, Jerry O'Connell é Vern, Corey Feldman é Teddy, o malogrado River Phoenix faz de Chris e Wil Wheaton é Gordie Lachance.

A primeira vez que vi este filme, no já desaparecido cinema Tivoli, tinha 23 anos e das vezes seguintes, numa cadência de mais ou menos 5 anos, esta película ganha cada vez mais valor pelo seu tema essencial, a amizade.
Os amigos chegam e partem depressa, diz-se a certa altura neste filme, e com razão. Eles entram e saiem da nossa vida connosco a darmos conta da sua preciosidade às vezes tarde demais. A vida, o trabalho, a família e sei lá o quê mais afastam-nos, umas vezes depressa outras devagar, dos nossos amigos. Não tinha que ser assim até porque os que conseguimos manter mostram que vale a pena reviver as histórias que nos fizeram homens e mulheres. Histórias essas que à época nos pareciam irrelevantes mas que passados 10, 20 ou 30 anos se tornam fulcrais.
Vou tentar encontrar o dvd deste "Stand by me" e fazer com que o meu filho o veja pela primeira vez porque sou seu pai e porque quero que ele ganhe consciência de que os amigos são o melhor que há.
Para aqueles que nunca viram este filme tentem fazê-lo, prometo que não se vão arrepender. Vai-vos trazer à memória traquinices, encrencas, castigos, confissões, amores e tudo o que esta vida nos trás quando temos amigos.

Sem comentários: