Em boa hora a SIC Radical voltou a transmitir o "Daily Show com Jon Stewart", já tinha saudades do humor sarcástico, corrosivo, inteligente, de bom gosto e nunca ridículo. Adoro comédia, mas não toda, e sem dúvida que Jon Stewart e a sua super-equipa são os reis.
Um jornalismo a brincar com coisas sérias que desencadeia o riso duma forma natural e saudável. O "Daily Show" é considerado o noticiário de referência para os jovens norte-americanos esclarecidos e compreende-se porquê. Sempre de uma forma irónica fala de vários assuntos actuais e, quase todos, importantes. Mesmo os menos importantes são "atacados" da mesma forma séria a brincar. Veja-se que quando são ouvidos os intervenientes da história as duas partes são ouvidas, à semelhança do dito jornalismo sério, mas com uma diferença. A parte que salta à vista não ser dona da razão é ridicularizada, quase sempre de uma forma subtil, por Stephen Colbert, Jason Jones ou outro elemento da equipa. Não existe imparcialidade e isso não é escondido, a razão fica acima de tudo.
Dez anos de emissão por cabo do "Daily Show" granjearam-lhe o respeito de (quase) todos e resultado disso é ilustres, como Bill Clinton, aceitarem sem pestanejar convite para serem postos à prova real de Jon Stewart.
Que venham mais dez anos de "Daily Show".
05 outubro, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário