Hoje comemoram-se 100 anos de rádio e como é véspera de Natal não há muito tempo para blogar, por isso aqui ficam apenas dois pequenos textos, fruto de uma pesquisa bem mais alongada, apenas para não deixar passar a data sem postar nada. Feliz Natal para todos.
A primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por Lee de Forest, para testar a válvula tríodo como componente de amplificação electrónica recém inventado por si.
Em 1907 Forest transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova Iorque, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas e reconhecidamente com audiência, embora académica. Quatorze anos mais tarde, o desenvolvimento das ondas curtas possibilitaria as transmissões internacionais.
Não se conhecem registos de actividade radiofónica na cidade de Coimbra anteriores a 1927, no entanto, numa cidade com uma Universidade como a de Coimbra, é natural que algum aluno tenha feito algo ou pelo menos tentado.
É em 1927, que a António Neves da Costa - electrotécnico e radioamador - é concedido o indicativo “CT1CZ” pela Rede de Emissores Portugueses (R.E.P.) e começou a emitir regularmente como “Rádio Coimbra”.
A “CT1CZ - Rádio Coimbra” manteve emissões regulares de programas musicais entre 1927 e 1928, mas devido a dificuldades financeiras deixou de emitir regularmente em 1928.
Em Março de 1929, o posto “Rádio Coimbra” voltou a funcionar. O programa era composto por fados e guitarradas com Armando Gois, Artur Paredes e Laurenio Tavares, além de vários trechos de música clássica por Joaquim Carvalho, Manuel dos Reis e Alexandre Nobre. Esta emissão apenas foi uma “brisa passageira” no éter coimbrão.
24 dezembro, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário